Imagem capa - Alain Laboile | Fotografia  por Gustavo Medeiros
Fotógrafos | Referências

Alain Laboile | Fotografia

Tenho estudado muito sobre fotografia de casamento e de família, buscando o máximo possível de referências. Vou usar o espaço aqui do blog para compartilhar um pouco desses meus encontros com "outras fotografias".

Hoje vou mostrar um pouco do trabalho do surpreendente fotógrafo francês Alain Laboile. Antes de se tornar fotógrafo, Alain era serralheiro. Em 2004, para fazer um portifolio de suas esculturas de metal, comprou uma câmera, com a qual também passou a registrar o cotidiano dos filhos e de sua família. As imagens de Laboile são um registro familiar franco, natural e cru, mas ao mesmo tempo lúdico, original e, por vezes, quase mágico.

As crianças são retratadas enquanto brincam de forma muito espontânea, sem qualquer interferência do fotógrafo, que parece não existir. As imagens são incríveis e falam por elas mesmas. Vamos entrar nessa brincadeira!







Alain esteve recentemente no Brasil para palestras durante o congresso Photo Family, congresso de fotografia de família realizado pela Escola de Imagem.