Imagem capa - Dicas Incríveis para o Ensaio de Gestante por Gustavo Medeiros
Dicas de Fotografia

Dicas Incríveis para o Ensaio de Gestante

A chegada de um filho é um momento único e especial na vida de cada família. Que mãe não quer lembrar daquela barriguinha linda de grávida? Ou mostrar para o filho, quando ele ficar mais velho, como foi quando ele estava dentro da barriga da mamãe! Meus filhos (Pedro, de 9 anos, e a Nanda, de 6 Anos) adoram ver a fotos de quando eles ainda “moravam com mamãe”.

Mas o ensaio de gestante tem que ser cercado de muito carinho por parte do fotógrafo e alguma organização por parte dos pais, para que corra tudo bem nesse dia.



Qual é o momento Ideal?

Não existe um momento certo e único para esse registro. Tem mãe que logo no início/meio da gravidez já fica com uma barriguinha linda. Outras demoram um pouco mais. Tudo é Natural!!! Mas geralmente, devemos marcar o ensaio lá entre 32 e a 36 semanas, quando na maioria dos casos, a mulher já está com barriga bem “saliente”, mas sem estar muito inchada.

Além desse limite, também devemos ponderar que as grávidas podem estar mais casadas ou já ter alguma limitação de movimento, necessitando cuidados ainda maiores.

Dentro ou fora de casa?

A decisão deve ser sempre da gestante. Mas cada escolha terá vantagens e desvantagens.

Em casa, a grávida, na maioria das vezes, se sente bem mais à vontade. Não há tanta preocupação com as trocas de roupa, já que ela pode escolher a qualquer momento.

Também é possível escapar do calor, que pelo menos aqui no Rio, pode atrapalhar muito e cansar  as barrigudinhas um pouco mais rápido.

Já em locações externas (praia, parques e museus etc), pode-se aproveitar o máximo das paisagens para conseguir lindas fotos, que combinem melhor com aquelas famílias que tem gosto por ar livre.

Nesse caso, devem-se tomar os cuidados necessários a segurança e ao conforto da gestante (Hidratação, alimentação, repelente para os mosquitos, etc), geralmente escolhendo o início da manhã ou final da tarde, que além de mais fresco, são os momentos que produzem as melhores luzes para fotografia.

 Para que o resultado final fique incrível, a idéia é conversar ao máximo para que escolha leve em consideração a avaliação do fotógrafo, o estilo de vida da família e o conforto da grávida.



Com que roupa, eu vou?


Essa etapa exige um cuidado especial. Sem estresse, claro! Para acertar, basta buscar roupas básicas e atemporais que combinem com seu estilo. Saias fluídas, tops para mostrar a barriguinhas, shorts e vestidos são ótimas pedidas.

Para facilitar a vida da gravidinhas, de alguns anos para cá, passei, em todos os meus ensaios, a fazer uma lista de sugestões de roupas, de acordo com estilo e tipo físico de cada cliente e com escolha do local. Vem ajudando muito e deixando todo muito tranquilo e satisfeito.

Outro cuidado, é buscar evitar o excesso de acessórios na hora da sessão, deixando para fotografar somente com aqueles que tenha muito a ver com a mãe, o papai ou criança.


Por fim, vale um comentário sobre a maquiagem e cabelo. A gravidez é um momento de realce da beleza natural da mulher. Além disso, a sessões em sua maioria (99%) são feitas durante o dia, o que pede uma maquiagem bem leve, assim como cabelo mais solto e sem penteado elaborado. Nesse, quesito (como em quase tudo) menos é mais!!!

Vamos marcar nosso ensaio?