Imagem capa - Buffet: estilos e tipos de cardápio por Gustavo Medeiros
Dicas de Casamento

Buffet: estilos e tipos de cardápio

Antes de pedir orçamento para inúmeras empresas de buffet de casamento, vocês precisam conhecer quais são as opções na prática. Existem vários estilos de buffet e ainda várias formas de como dispor e servir os comes e bebes. Cada opção se encaixa melhor com um tipo de casamento, local, horário, estação do ano em que o casamento acontecerá. 


Quer se preparar muito bem antes de fazer as escolhas finais para o seu casamento? Então acompanhe o nosso Guia Sobre Buffet Para Casamentos


Melhores opções para casamentos tradicionais

Casamentos tradicionais, em que a recepção acontece em um salão de festas com estrutura para jantares e festa dançante, pede um buffet tradicional: entrada + jantar + sobremesa + coquetel. 

Para que os convidados tenham pique para dançar e se divertir com o DJ e/ou banda depois do jantar, sirva pratos leves, como carnes, caldos, cremes.


Sobre a disposição e serviço: o serviço de buffet franco-americano é o mais utilizado, em que a comida é disposta em rechauds e os convidados se servem. A sobremesa deve ser servida no estilo à inglesa (o garçom leva até a mesa). Já o coquetel deve ser volante. 


buffet franco-americano. Foto casamento. Casamento Rio de Janeiro


Melhores opções para casamento ao ar livre diurnos

É um estilo de casamento que está muito em alta aqui no Brasil. O casamento que acontece durante o dia, ao ar livre, possui formato muito diferente do casamento clássico. 


Você pode oferecer um grande Brunch (um café da manhã reforçado, com bolos, frios, tortas doces e salgadas, salgados assados, sucos, drinks). 


Outra opção é oferecer um buffet completo, caso acontece no horário do almoço. Saladas, carnes leves (peixes e aves), arroz e cremes, sobremesas individuais. 


Sobre a disposição e serviço: à americana, em que os comes e bebes ficam dispostos em mesas e os convidados se servem sozinhos, ou menu volante, em que as mesas são dispensadas e os garçons passeiam pelo ambiente com bandejas, dispondo pequenas porções para os convidados comerem em pé.